![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh5t56dAfFOfWA28yhY7ulajhYN36FcYtF51SB3IfUO_WLlVacI4j2-EtW9YFHjiSlOcd-GYZ5Ao0Mu_wQxfu6gFmYakMEYJ-nU1S1anSgsCm1P6r0B8lu3cyQBWOO_DUl4zU5PtOVe7rY/s200/Her%C3%B3is+%C3%A0+Moda+de+Lisboa.jpg)
"Alfacinha - Habitante de Lisboa; natural de Lisboa. Existem várias versões para explicar esta denominação dada aos naturais de Lisboa, mas a principal versão refere um hábito antigo da Lisboa burguesa de fins do séc. XIX. Em pleno romantismo, as famílias da classe média lisboeta tinham o costume, quase compulsivo, de, nas tardes solarengas de Domingo, se reunirem em almoçaradas pelas inúmeras hortas que existiam nos arredores da capital. Aí, acompanhando com o tradicional peixe frito, parece que se consumiam quantidades absurdas de salada de alface. Ora este hábito tornava-se tão peculiar quanto pitoresco aos olhos de quem vinha de fora da cidade. Na verdade, o consumo da alface era então pouco difundido pelo resto do país e esta moda foi estranhada e até caricaturada. "
in "Heróis à Moda de Lisboa"
***********************
Livro de vários autores (na maioria Bookcrossers) que contam, de uma forma humorística, as histórias de Lisboa usando gíria e calão. No final está incluído um dicionário alfacinha com a explicação dos vocábulos utilizados.
Sem comentários:
Enviar um comentário