27 maio 2011

Cadernos de Lanzarote


"A fita magnética do gravador passa lentamente de um rodízio a outro à espera da palavra. A pergunta já lá está, agora o entrevistador olha o entrevistado com uma doce e irónica curiosidade, porque conhece quase sempre a resposta antes que lhe seja dada, ou é capaz de adivinhar o mais interessante dela quando a não conheça toda. Bem se pode afirmar que as entrevistas serão um jogo sem surpresas se não conseguirem que o próprio entrevistado se entreveja. As perguntas, ou batem no muro que todo o entrevistado é, e ressaltam trazendo mecanicamente a resposta, ou abrem nele uma brecha. Neste caso, o entrevistado terá de olhar devagar para o interior da ferida, não porque não tenha apreendido a pergunta, mas porque necessitará apreender-se a si mesmo, dar tempo a que as ideias surpreendidas pela súbita luz se busquem umas às outras a fim de que a resposta se organize num discurso coerente, ainda que hesitante, coerente, ainda que duvidoso, coerente, ainda que perplexo. Só então a palavra que o gravador vai recolher será uma palavra sincera."

in "Cadernos de Lanzarote  Diário-V" de José Saramago

11 maio 2011

I Vorticisti

I Vorticisti (The Vorticists) - exposição temporária presente no Museu Peggy Guggenheim em Veneza de Janeiro a Maio de 2011.
Esta é a primeira exposição em Itália, dedicada ao vorticismo. Composta por 100 trabalhos desde pintura, escultura, trabalhos em papel, fotografia, etc. de vários artistas, entre eles: Wyndham Lewis, Jacob Epstein, Edward Wadsworth, Henri Gaudier-Breska.
Este estilo abstracto figurativo surgiu em Inglaterra como resposta a outros estilos da altura, o cubismo e o futurismo. Ezra Pound, poeta, e Wyndham Lewis, artista e escritor, foram os lideres deste movimento: o vorticismo.
Uma exposição interessante de que gostei.

06 maio 2011

Teatro

Felicitações pela actuação, ao grupo Teatro Cénico da Portela que levou à cena, no Teatro Malaposta, a peça "Filhos de Assassinos" da dramaturga Katori Hall.

04 maio 2011

Surprise!

Uma surpresa querida no Dia da Mãe, os Aristogatos!
Porque a princesa sabe que adoro aqueles gatinhos, lá estava a Marie, o Toulose e o Berlioz com toda a sua magia a animarem o meu facebook. Que bom recordar o tempo que passámos juntas a ver o filme dos Aristogatos. A-D-O-R-E-IIIIIIIIII!