15 junho 2011
Monsieur René
"Os convidados seguiram pela vereda do jardim, conversando entre si. M. René viu-os partir com um sentimento de satisfação. A organização já começava a adquirir um sopro de vida própria.
A meta final seria a de centenas de membros que faziam parte desta prisão aberta de pessoal de hotel e de restaurante, todos escutando como um só e como uma segunda natureza, peças que compunham um mosaico, frequentemente incompreensível para eles próprios, num padrão que um controlo central era capaz de decifrar sem dificuldade. O caminho tinha todas as características de ser difícil de percorrer. Haveria sempre os reticentes e os embusteiros, enchendo de pura invenção aquilo que não haviam sido capazes de compreender. E haveria os entusiastas exagerados, querendo resultados antes de terem sido feitos os alicerces. A ideia era de tal modo ambiciosa que precisava, acima de tudo, de serenidade. Precisava de uma dose de esperança em grau elevado, com uma resiliência capaz de suportar contínuas decepções. Resumindo, necessitava de estratégia."
in "Monsieur René" de Peter Ustinov
01 junho 2011
Dia Mundial da Criança
(ilustração de Emma Thomson)
"Pede-se a uma criança. Desenha uma flor! Dá-se-lhe papel e lápis. A criança vai sentar-se no outro canto da sala, onde não há mais ninguém. Passado algum tempo o papel está cheio de linhas. Umas numa direcção, outras noutras; umas mais carregadas, outras mais leves; umas mais fáceis, outras mais custosas. A criança quis tanta força em certas linhas que o papel quase não resistiu. Outras eram tão delicadas que apenas o peso do lápis já era demais. Depois a criança vem mostrar essas linhas às pessoas: uma flor! As pessoas não acham parecidas estas linhas com as de uma flor! Contudo, a palavra flor andou por dentro da criança; da cabeça para o coração e do coração para a cabeça, à procura das linhas com que se faz uma flor, e a criança pôs no papel algumas dessas linhas, ou todas. Talvez as tivesse posto fora dos seus lugares, mas são aquelas linhas com que Deus faz uma flor!"
Almada Negreiros
mix(texto+imagem) by Moonshine
Subscrever:
Mensagens (Atom)