17 abril 2012

Fernando Pessoa - Plural como o Universo

Exposição dedicada ao autor da frase "Minha Pátria é a língua portuguesa.", Fernando Pessoa na companhia das suas múltiplas facetas.


"Pessoa não é um poeta que apenas agrada, que desperta interesse ou curiosidade; também incomoda e fascina, como um polvo de mil tentáculos, "plural como o universo", que se agarra à sensibilidade do leitor, e este não consegue, nem quer desenvencilhar-se. E todos acabam por perceber, ou ao menos intuir, que a instigante ficção dos heterónimos revela a realidade que nos constitui, hoje, para além de toda a ilusão, com mais lucidez do que o divâ do psicanalista, o confessionário, a autoanálise ou qualquer outro caminho que busquemos, no encalço do autoconhecimento e do conhecimento do mundo." É desta forma que ele é referenciado nesta exposição.

E, assim, lá estive deliciando-me com palavras de Fernando Pessoa, Álvaro de Campos, Alberto Caeiro, Ricardo Reis, Bernando Soares, ...

"Pode ser que para outro mundo eu possa levar o que sonhei,
Mas poderei eu levar para outro mundo o que me esqueci de sonhar?"
Álvaro de Campos

Sem comentários:

Enviar um comentário