26 setembro 2012

bla bla bla

Almoço do trio dos bytes: C.I.A.
Um óptimo almoço com muito bla bla bla.

20 setembro 2012

Joana Vasconcelos




Para espanto das homemakers e de muitos outros comuns mortais, os ferros de engomar podem ter uma finalidade bem diferente daquela para que foram concebidos.
"A Todo o Vapor" é uma estrutura mecanizada composta por ferros de engomar e que faz lembrar uma fonte de água. Esta obra da autoria da artista plástica portuguesa, Joana Vasconcelos, vai estar exposta na galeria Haunch of Venison em Londres, a partir de 10 de Outubro. A artista também vai ter, nesta exposição, outras peças igualmente sui géneris como já é usual nas suas criações.

18 setembro 2012

Quociente de Inteligência - DN

Artigos interessantes já é habitual encontrar no Quociente de Inteligência (QI), suplemento do DN. O QI de 15 de Setembro merece o meu destaque pelo artigo que integra o Q_Ciência.

No artigo de Israel Rosenfield e Edward Ziff , "O sabor é uma invenção do cérebro", são abordados as combinações do paladar, a química dos aromas e o cheiro das cores.
"A reação dos recetores do odor do nosso nariz está mapeado de um modo semelhante, em imagens do aroma de duas dimensões." e, quanto ao cheiro das cores, "Existem muitos relatos que dão conta de pessoas que são capazes de sentir o cheiro das cores e o sabor dos sons. De facto, o input sensorial dos nossos ouvidos e do nosso sistema olfativo converge numa parte do cérebro que é ativada pelo som e pelo aroma, que é o primeiro passonuma síntese de sentidos."

"A comida contém as moléculas do paladar, mas os sabores dessas moléculas são, na realidade, criadas pelo nosso cérebro." É uma das referências ao livro de Gordon M. Sheperd ,"Neurogastronomy: How the Brain Creates Flavour and Why It Matters", que é considerado pelos autores do artigo como um livro estimulante e informativo acerca do tema Neurogastronomia.  

O QI reserva-nos sempre ótimos artigos e por isso não é de espantar que tivesse sido galardoado no European Newspaper Award por uma edição de 17Set2011.

16 setembro 2012

fragrâncias

O Verão está de malas aviadas e o meu perfume para os dias quentes, também. Agua de Loewe Ella tem sido a minha fragrância estival predilecta. Um fabuloso aroma, fresco e leve.
A composição desta fragrância tem como notas olfactivas de saída: limão, bergamota, laranja, passoflora; notas de coração: paprica, rosa, lírio e vitória-régia; e notas de fundo: cedro da Virgínia, sândalo e almíscar.

Agora, até chegarem os dias mais frios, o meu eleito é Burberry Brit. Uma fragrância fantástica para a transição de estações.
Chá japonês, lima, amêndoa, pêra gelada, peónia branca, almíscar branco, âmbar e mogno criam as notas olfactivas deste aroma fresco e doce.

15 setembro 2012

primos

Mais uma visita a Portugal de primos que vivem do outro lado do Atlântico. Desta vez foi o Jorge e o Adam, dos U.S.A. Tão bom rever o Jorge, conhecer pessoalmente o Adam e saber novidades da família, portuguesa e americana. O tempo é sempre escasso para tantas novidades que há para contar e histórias para recordar e partilhar. Fica a saudade mas também a alegria de saber que a família se encontra bem.    

12 setembro 2012

Feliz Aniversário Ri!


"Inventa um alfabeto
De ilusões...
Um a-bê-cê secreto
Que soletres à margem das lições.
Voa pela janela
De encontro a qualquer sol que te sorri!"
Miguel Torga 


1,2,3, ... 365 surpresas para iluminar o sorriso de cada dia

10 setembro 2012

a cor dos dias à beira-mar

A cor de um dos meus maravilhosos dias à beira-mar

Nas férias de Verão senti-me uma privilegiada pela paleta de cores com que o céu, a terra e o mar "vestiram" os fins de tarde de cada dia que passei à beira-mar.
A paisagem com uma harmonia de cores, uma autêntica pintura! Foram muitos os tons. Umas vezes, dourados e quentes, outras, leves e prateados, outras, fortes com os vermelho-laranja e, ainda outras, indefinidos e ténues, enfim, para todos os gostos. Muitos cambiantes e todos maravilhosos mesmo quando o vento fazia a sua aparição e surgia um rodopio nas nuvens só para que o céu não se transformasse num "monótono" azul. O azul límpido e calmo também teve direito a vez e emprestou à paisagem uma tonalidade fabulosa.
Adorei e repetia a dose até que o céu, a terra e o mar esgotassem a paleta de cores. J

09 setembro 2012

readings...

"readings" ao sabor do mar... o marulhar da ondulação... a maresia... o sol...
conjugação de elementos perfeita que criou um ambiente mais que perfeito para todos os sentidos J

04 setembro 2012

dunas floridas

Fiquei extasiada com a paisagem da orla marítima, 
o amarelo inundou as dunas

o azul/verde mar e as florzinhas amarelas

as "pinceladas" do pintor (natureza)

amarelo, amarelo, amarelo

o mix da vegetação das dunas

(fotos by Moonshine)