As peças espalhadas pelos aposentos do Palácio estão em perfeita sintonia com o espaço, enriquecendo-o. A antiguidade e a modernidade em complementaridade.
Marilyn na Sala do Trono
Maria Pia no Quarto de cama da Rainha
Vitrail, uma tapeçaria com o ponto de Portalegre
Coração Independente Vermelho
um coração minhoto criado com talheres de plástico translúcido
Escolhi estas imagens como as minhas eleitas sendo a "Marilyn" a peça que, na minha opinião, cria mais impacto.
"Marilyn assume a forma de um elegante par de sandálias de salto alto, cuja escala ampliada resulta do uso de panelas e respetivas tampas. Posicionado quase simetricamente, o par remete à figura ausente de Marilyn Monroe. A improvável, mas assertiva, associação de panelas e sandálias de salto alto, dois símbolos paradigmáticos dos domínios privado e público da Mulher, propõe-nos a revisão do Feminino à luz das práticas do mundo contemporâneo. panegíricos da dualidade feminina, insinuando a realização plena da individualidade através da subversão dos normativos sociais impostos." (excerto do site relativo à exposição)
A particularidade do trabalho de Joana Vasconcelos está bem presente nas peças desta exposição onde estão peças de cerâmica desenvolvidas a partir de faianças desenhadas por Rafael Bordalo Pinheiro envolvidas em croché, a tapeçaria com o ponto de Portalegre, bem como materias tão díspares como panelas, ferros de engomar, talheres em plástico, ….
Uma visita que valeu mesmo a pena.
(26Maio2013)
Sem comentários:
Enviar um comentário